quinta-feira, 22 de abril de 2010

Doenças mentais, babaquice e "bullying"


É importante frisar que indivíduos com distúrbios psicológicos não podem e nem devem ser comparados com os idiotas que venho citando. Pessoas com problemas mentais agem muitas vezes da mesma maneira que os babacas já citados, mas com uma pequena diferença que é a doença mental.

O paciente psiquiátrico age com inocência, enquanto o(a) babaca se acha a criatura mais gostosa da face da terra e que os outros indivíduos deveriam aplaudi-lo(a) quando ele(a) passa.

Eu acredito e defendo que a babaquice é também uma doença mental, mas o paciente psiquiátrico ao qual estou me referindo, tem problemas causados por distúrbios graves, lesões cerebrais ou traumas. Acredito também que babaquice deve ser tratada com o auxílio de um profissional competente, embora o fato do indivíduo perceber que é um babaca e querer mudar sua condição é um grande passo para a "cura".

A babaquice causa grande asco e grande rechaça (eita) nos demais indivíduos, que muitas vezes podem agredir, atacar ou simplesmente excluir o babaca do convívio social. Muito tem se falado de "bullying" (meus queridos amigos e parentes nordestinos quando caçoando de alguém dizem que estão "bulindo"), esse tipo de ação agride principalmente os babacas, que geralmente estão em idade escolar, causando traumas gravíssimos. Por isso eu defendo que, principalmente nesses casos, é importante procurar auxílio especializado. Pode-se dizer que o "bullying" é a guerra dos babacas, o babaca A contra os babaca C e B (veja tipos e graus de babaquice).

Eu gostaria muito de conversar com alguém que discorde ou concorde com ressalvas o que escrevi nesta publicação, por que o tema é interessante e pode ser melhor trabalhado.

rechaçar
re.cha.çar
(cast rechazar) vtd 1 Rebater, repelir: "Rechaçar o inimigo" (Morais). 2 Fazer retirar ou retroceder, opondo resistência: Os voluntários rechaçaram a infantaria inimiga. Rechaçaram-na das nossas fronteiras. 3 Interromper com uma resposta grosseira ou com um gesto abrupto; replicar, refutar:Rechaçar a conversa, a frase, o dito.
bulir
bu.lir
(lat bullire) vint e vpr 1 Mexer-se, mover-se de leve, mudar de posição: Nem uma folha bulia. O garoto não ficava sem bulir-se. vtd 2 Agitar ou mover de leve: A brisa bole as frágeis florzinhas. vti 3 Mexer, tocar: "Bote os seus trens naquele canto e fique descansado: ninguém bulirá neles" (Visc. de Taunay). vti 4 Aborrecer, incomodar: Se alguém bulir com você, venha contar-me. vti 5 Brincar, caçoar: "Atirei um verso e disse, para bulir com ele: ´Pega, velho!'" (Coelho Neto).conjug pres ind: bulo, boles, bole, bulimos, bulis, bolem;imper: bole, bula, bulamos, buli, bulam (sublinhadas as formas em que o u passa a o).

Fonte da imagem: nelclier.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário