domingo, 2 de maio de 2010

Estigma


Eis a questão!

Para deixar de ser babaca é necessário aceitar a opinião dos outros ou ignorar a opinião dos outros?

A resposta é sim e não.

Sim, porque devemos respeitar a opinião dos outros, podemos dar ouvidos, mas com certos critérios, que vem desde o bom senso, das metas que traçamos em nossa vida e uma séria filtragem dessas opiniões. Pelos mesmo motivos a resposta pode ser não. Se meu amigo ou seu amigo torce pra tal ou qual time, por exemplo, por bom senso, isso deve ser respeitado, e se eles gostam de tal ou qual música, isso é com eles, esse tipo de opinião é até algo fútil, nesse contexto, se comparado as regras de comportamento que nos são impostas a todo momento.

Por exemplo, todo fanático é um babaca. Fanático é o sujeito que cego por determinada paixão passa a deixar de enxergar as opiniões alheias e a sua é sempre a verdadeira. As informações e opiniões que vem de amigos fanáticos devem ser seriamente filtradas. Ninguém é melhor que ninguém, principalmente por causa de algum time, religião, partido político, etc. Por causa da sua paixão pelo seu time você vai passar a deixar de falar com seus amigos que torcem por outro? Por causa da sua religião você vai passar a atormentar seus amigos de outras religiões tentando convertê-los a todo custo? O sujeito que tem uma opinião política contrária a sua é seu inimigo ou um alienado ou um idiota?

Mas por trás de tudo isso, de toda a filtragem, do uso do bom senso e de uma busca séria por alcançar uma boa qualidade de vida existe algo desanimador para todo candidato a ex-babaca. É o estigma. Uma vez que uma pessoa marcou a outra como babaca, dificilmente enxergará uma mudança nesse "babaca" que venha a mudar essa opinião.

Ontem mesmo tive essa experiência, ouvi de outra pessoa, que me é muito estimada, todas as constatações obtidas nas minhas reflexões, e por quanto mais eu tentava explicar que já sabia tudo aquilo que estava sendo dito, mais sermão eu tomava, tudo bem a "cajibrina" (cachaça) deu uma forcinha ao discurso, mas eu percebi que ainda carrego, para algumas pessoas, o letreiro "BABACA" na testa.

Vou chorar? É claro que não. Foda-se, não devo nada pra ninguém, a situação foi até hilariante. Mas de certa forma aquele discurso me mostrou algumas coisas que eu não estava enxergando, uns dois pontos que me haviam passado despercebido. Por isso é importante filtrar as informações, pegar o que vale e descartar o que não serve, brigar, chorar ou mudar de cidade não adianta, ou encaramos a vida e partimos pra cima ou continuamos na mesma, gritando ao atender o celular pra chamar um pouco de atenção! ALÔ!!! É ELE .....

estigma
es.tig.ma
sm (lat stígma) 1 Marca indelével. 2 Cada uma das marcas das cinco chagas de Cristo, que alguns santos traziam no corpo. 3 Marca produzida por ferrete, com que antigamente se marcavam escravos, criminosos etc. 4 Sinal infamante; labéu, ferrete. 5 Sinal ou mancha naturais no corpo; nevo. 6Cicatriz de uma ferida ou chaga. 7 Bot Parte superior do pistilo das angiospérmicas e que serve para receber o pólen; estígmate. 8 Zool Abertura respiratória no tegumento do corpo dos artrópodes que respiram por traquéias.
indelével
in.de.lé.vel
adj (lat indelebile) 1 Que não se pode delir. 2 Que não se pode apagar, que não se pode destruir, que não desaparece, que dura; indestrutível. 3 Que não se pode expungir

Nenhum comentário:

Postar um comentário