sábado, 29 de maio de 2010

Vinícius


Soneto de Fidelidade

Vinicius de Moraes


De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.


Vinicius de Moraes, "Antologia Poética", Editora do Autor, Rio de Janeiro, 1960, pág. 96.

Retirado de: www.releituras.com

Viver com inteligência, aprender a encontrar o prazer onde antes nunca imaginávamos encontrar. Nos meus inglórios dias de babaca, eu achava que, poesia, era coisa de idiota! Ninguém é obrigado a gostar de poesia, e o fato de gostar de poesia não significa que o sujeito é babaca ou não! Eu felizmente encontrei pessoas que me ensinaram a ter prazer em "usar o cérebro". Repito mais uma vez que isso não é indicativo de nada!

Mas não é também qualquer poesia que eu gosto, gosto das tiradas inteligentes, por exemplo, acho terrivelmente fantástico a sacada desse trecho da música "eu te devoro" do Djavan:

...Tudo que Deus criou
Pensando em você,
Fez a via-láctea
Fez os Dinossauros,
Sem pensar em nada
Fez a minha vida
E te deu,...

O meu intuito não é promover a poesia, mas lembrar que, olhar a vida com um olhar mais sereno, ajuda muito a nos libertar da mediocridade que a babaquice nos leva! Me perdoem meus amigos homossexuais, mas, isso não é "viadagem"! Nossas ideias pré-concebidas nos fazem de tolos a todo momento! Ideias aceitas sem antes serem filtradas pelo bom senso podem nos fazer perder o melhor que a vida pode nos oferecer! Pratique sua religião, seu esporte, sua ideologia! Mas o bom senso e filtragem das ideias é fundamental!

Essa é a primeira postagem que eu falo de algo que eu gosto, provavelmente será a última! Mas achei fundamental pra deixar claro que o preconceito pode existir de nós para nós mesmos! Afinal, sempre defenderei que a babaquice quando fora de controle, ou seja quando ultrapassa os cinco graus da escala que criei pra facilitar o entendimento do que escrevo, é daninha para todos os envolvidos, e que, uma pessoa quando perde o controle da sua própria vida ela vai caminhando para o desenvolvimento de sérios problemas da ordem psicológica! Fecho essa postagem com o pensamento de Epípeto! "Não somos perturbados pelas coisas, mas pelas opiniões que temos sobre elas!"

sacada1
sa.ca.da1
sf (sacar+ada1) 1 Ato ou efeito de sacar; sacadela. 2 Exportação, saca. 3 Imposto que antigamente pagavam os exportadores. 4 Balcão de janela ou porta, que ressalta do alinhamento da parede. 5 V galão e sacão (de cavalo). 6 Puxão pelas rédeas; sofreamento. 7 gír Idéia.
tirada

ti.ra.da
sf (tirar+ada1) 1 Ação de tirar. 2 Exportação de gêneros. 3 Longo espaço de tempo. 4 Grande extensão de caminho. 5 Discurso, fala ou trecho de grande extensão. 6 pop Trecho mais saliente; rasgo. 7 Dito espirituoso. 8 Náut Porção de amarra ou cabo que se pode alar sem emendar o aparelho. 9 Tip Impressão da primeira face do papel. De uma tirada: de uma só vez; sem descansar.
viadagem
Gíria muito usada por mim e meus amigos (gays ou não) quando alguém está com frescura! Uia! Tem no Dicionário também:
veadagem
ve.a.da.gem
sf (veado+agem) Bras ch Atitude ou dito próprio de veado.

Fonte: Michaelis


Fonte da imagem: http://www.releituras.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário