terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Pedantismo

pedante
pe.dan.te
adj m+f (ital pedante) 1 Pretensioso ou vaidoso no falar, ou na maneira de se apresentar. 2 Que revela pretensão ou vaidade: Linguagem pedante. s m+f Pessoa que faz ostentação de conhecimentos superiores aos que possui. (fonte: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=pedante)

Graças ao bom Pai, desse mal nunca sofri! Acho que deve ser por isso que decidi escrever esse humilde blog!

Mas quando se é notoriamente um babaca, essa outra classe de babaca, os pedantes, surgem às centenas! Escrevi em algumas postagens anteriores sobre a necessidade que as pessoas têm de buscar sempre sentirem-se superiores às outras, e os babacas notórios, como sempre são inferiorizados por todos, acabam sendo a vítima preferida dos pedantes.

Pedantismo não tem sexo, raça, opção sexual, religião, profissão. Essa tragédia encontra-se em todos os lugares.

Eu mesmo já encontrei várias criaturas com esse desvio de personalidade, contam as mentiras mais escabrosas e ainda acreditam que a gente acredita nas mentiras. Quando o(a) sujeito(a) começa a ressaltar muito suas qualidades e principalmente, quando ele se mostra ter qualidades excepcionais em praticamente quase todas as áreas do conhecimento, esportes, etc. Corre! O cara conta as peripécias que fez em jogos de futebol, basquete, voleibol, sinuca, mas ninguém nunca viu ele sequer carregar uma bola, ou quando se vai tirar a prova (recomendável), é um desastre.

O pedante se mostra mestre em várias áreas do conhecimento, mas na hora do "vamos ver" não sabe nem redigir um texto formal.

Mas o que pega mesmo está na área dos relacionamentos humanos, o pedante é sempre o "pegador(a)", sempre se considera o grande amigão e que nunca deve deixar de ser convidado para as festas! E se você esquecer de convidar o "bicho pega"!!! O(a) pedante sempre vai chavecar sua (seu) namorada(o), pois afinal ele "é melhor do que você" e sua (seu) parceira(o) merece coisa melhor!

Com o pedante só tem duas soluções (se você tiver outra aceito sujestões), se for inofensivo (do tipo que não vai chavecar sua namorada/o), é só fingir que acredita, caso contrário, sem titubear, abre o jogo e manda essa bosta de gente pra puta que o pariu de rodinha!!! Ser uma pessoa boa é diferente de ser idiota e aturar um pedante com medo de ferir seus sentimentos é uma grande idiotice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário