sábado, 16 de abril de 2011

Mas afinal, o que é babaquice?

Já dissertei muito sobre o tema, contudo, para definir de maneira resumida o tema babaquice, consideremos como nada mais que, um conjunto de ações tolas que tem o intuito de fazer a autopromoção de seus autores. Por Exemplo:

- Quando um canalha abusa dos sentimentos de uma garota para satisfazer seus instintos sexuais ou simplesmente para se promover ante seus "amiguinhos";

- Quando uma garota abusa da boa vontade de rapazes tímidos ou desprovidos de malícia (normalmente acompanhada da frase "compra pra mim");

- Garotos e garotas sem noção, que fazem brincadeiras para aparecer, mas não tem critério para fazê-las, acabando por executá-las em horas impróprias;

- Pessoas que, para se auto-afirmarem, passam a humilhar alguém que esteja incapaz de se defender;



- Pessoas que se apoiam em objetos adquiridos, bens materiais ou grana para se auto-afirmarem ante os demais;

Esses são só alguns exemplos, mas dá pra perceber que a babaquice se apoia em qualquer futilidade para que seus autores se sintam "aceitos" pela sociedade!

A gente pode considerar como uma criatura babaca, todo ser humano que tenha essas atitudes inseridas em sua personalidade, ou seja, que a babaquice faça parte de sua idiossincrasia, mas o que não quer dizer que pessoas pacatas não executem esses atos de vez em quando. Veja mais sobre isso em:
Deixando de ser um babaca para se tornar... Um babaca?
Tipos e graus de babaquice
Bobalhões

Eu percebi, que o bicho gente, se sente mais feliz se achar que é superior a alguém, desde o mais aristocrata até o mais vagabundo. Por exemplo, já vi várias vezes alguns vagabundos humilhando uns aos outros para sentirem-se "melhor", por causa disso já me questionei muitas vezes se, não seria a ausência desse sentimento, de "ser melhor que alguém" a causa de muitos suicídios.

Por causa disso, percebi também que, quando se quer deixar de ser babaca, e para isso, o sujeito tenta se afirmar em cima dessa pseudo-superioridade, só está mudando de tipo de babaquice, mas continua babaca. Ninguém é melhor do que ninguém, você pode ser superior no futebol, mas o "superado" pode ser melhor em informática!

Quer deixar de ser babaca, aprenda a ser gente, tudo que nós plantamos se volta para nós, então vamos plantar coisas boas. Santo Agostinho disse: "se as pessoas soubessem as vantagens que há em ser bom, seriam pessoas de bem por egoísmo"!

Aos meus quase 6 leitores e leitores eventuais o meu abraço e um ótimo feriadão a todos!!

auto-afirmação
au.to-a.fir.ma.ção
sf (auto4+afirmação) Psicol Necessidade íntima do indivíduo de impor-se à aceitação do meio; afirmação. Pl: auto-afirmações.

babaca2
ba.ba.ca2

adj
e s m+f (de boboca) Tolo, bobo, bobóca.

desprovido
des.pro.vi.do

adj
(part de desprover) 1 Sem provisões. 2 Que não tem; privado ou carente de: Uma porta desprovida de fechadura. 3 Sem recursos. 4 Des­prevenido, desaparelhado.

dissertar
dis.ser.tar
(lat dissertare) vti e vint Fazer dissertação; discorrer, discursar: Dissertava muito bem sobre política. Dissertou então a respeito dos novos programas. Gostava de dissertar.

fútil
fú.til
adj (lat futile) 1 Leviano, frívolo. 2 Vão, inútil. 3 Que tem pouca ou nenhuma importância.

idiossincrasia
i.dios.sin.cra.si.a
sf (gr idiosygkrasía) 1 Med Constituição individual, em virtude da qual cada indivíduo sofre diferentemente os efeitos da mesma causa. 2 Psicol Qualquer detalhe de conduta peculiar a um indivíduo determinado e que não possa ser atribuído a processos psicológicos gerais, bem conhecidos. Var: idiocrasia.

pseudo-
pseudo-
elem comp (gr pseudés) Exprime a idéia de falso: pseudocefalia.

4 comentários:

  1. Uma pergunta: você se considera um babaca ou um ex-babaca?

    ResponderExcluir
  2. Pergunta interessante. Tem dias que eu me acho muito babaca, tem dias que me impressiono com minha postura. O engraçado que às vezes estou escrevendo, dou uma revisada e penso "caramba, nem imaginava que eu pensava assim".

    ResponderExcluir
  3. Heheheheh! Um dos intuitos desse blog é por as pessoas pra pensar! Tenha uma ótima vida!!!

    ResponderExcluir