domingo, 24 de abril de 2011

Vazio


Essa postagem originou-se de um pedido de uma pessoa muito próxima a mim. Gostaria de deixar bem claro que não sou psicólogo, também não atuo na área da psicologia e que tudo que escrevo tem raíz nas minhas experiências, observações e conversas com amigos. Qualquer problema dessa ordem, sugiro procurar um profissional habilitado!

Meus queridos quase seis leitores assíduos e leitores esporádicos, sabe aquele vazio no peito que a gente sente? O que será isso? Eu não faço a menor idéia, na verdade, eu acredito sinceramente, que cada pessoa tenha um vazio diferente, pelo menos é isso que tenho observado.

Cara! Esse vazio no peito é um dos sentimentos mais perigosos que a gente pode ter. A incontável possibilidades de merda que a gente pode fazer com nossas vidas pra preencher esse vazio é foda, nos faz fazermos muita merda mesmo! Uma pessoa com esse vazio no peito é um prato cheio para religiosos inescrupulosos (pastores, padres, elderes, anciões, pais de santo, ateus, gurus, etc.), para namorados(as) mal intencionados, fanáticos em geral (futebol, políticos e por aí vai) e toda gama de gente que não presta.

Muitos já me disseram que esse vazio no peito é a falta de Deus em nossos corações, mas, eu observei que esse vazio é, em umas das possibilidades, o que falta para criarmos a base onde vamos sustentar todas as nossas convicções de nossa vida. É claro que quando construímos nossas convicções em algo imortal, imutável, eterno, sendo real ou apenas uma idéia, dificilmente ficaremos decepcionados e acabamos por preencher esse vazio. Esses muitos também me disseram que pessoas felizes não procuram a Deus. Obvio, o resumo da felicidade está em não ter esse vazio no peito, um convite a imaginação, imaginemos um sujeito que preencheu esse vazio com a presença de uma bela mulher que conheceu, casou, teve filhos, etc. Um belo dia essa mulher se vai (independente do motivo). O que fica? O vazio! Esse vazio pode ser preenchido com qualquer coisa, time de futebol, álcool, religião. Porra quem nunca viu isso? "Depois que fulana se foi, fulano mudou muito!"

Na postagem anterior eu falei sobre a ânsia que as pessoas tem em sentirem-se superiores umas as outras, isso é só mais uma maneira de preencher esse vazio!

Meus queridos quase seis leitores assíduos e leitores esporádicos, confesso que para preencher esse vazio fiz muita merda, mas eu não sou ateu, eu tenho minha convicção religiosa, e acho isso uma base tranquila e saudável para preencher esse vazio, mas meus amigos, isso não pode ser a única coisa, a serenidade e a tolerância com pessoas de pensamento contrários aos nossos, fazem muito mais bem a nós mesmos do que aos demais. Não devemos esquecer que o "bicho homem" é um animal social, quando nós nos relacionamos bem com nossos semelhantes, quando somos aceitos como parte de um grupo esse vazio vai embora. Afinal qual a semelhança entre família, religião, torcida organizada, partido político, grupo de estudo? Porra, são grupo de pessoas, a gente pode não perceber, mas a gente procura um grupo para ser aceito como parte desse grupo, é isso que preenche nosso vazio! Ah! eu virei skinhead porque essa é minha filosofia de vida, mentira, entrei para um grupo. Opa agora sou pagodeiro! Não, entrei para um grupo! Me converti a religião tal! Entrei para um grupo.

O desespero para querer ser aceito em um determinado grupo nos faz fazermos cada babaquice! (é claro que não podia faltar isso!)

inescrupuloso
i.nes.cru.pu.lo.so
adj (in+escrupuloso) 1 Que não tem escrúpulos; que não é escrupuloso. 2 Que não hesita em lançar mão de meios desonestos ou desleais. 3 Que não é meticuloso.

2 comentários:

  1. Oi Wilbor !

    Após ler seu texto intitulado: Vazio, lembrei de um trecho do livro: Como fazer amigos & influenciar pessoas de autoria de Dale Carnegie que diz:
    "Quase todo adulto normal deseja:
    1. Saúde e preservação da vida;
    2. Alimento;
    3. Repouso;
    4. Dinheiro e as coisas que o dinheiro pode proporcionar;
    5. Vida futura;
    6. Satisfação sexual;
    7. O bem-estar dos filhos;
    8. Uma sensação de importância.

    Quase todos esses desejos são satisfeitos - todos, menos um. Existe um que se apresenta quase tão profundo, quase tão imperioso como o desejo de alimento ou de repouso e que raramente é satisfeito. É o que Freud chama "o desejo de ser grande", é o que Dewey designa por "desejo de ser importante".

    Certa vez, Lincoln começou uma carta dizendo: "Todos gostam de um cumprimento". William James disse: "O mais profundo princípio da natureza humana é a ânsia de ser apreciado". Ele não falou, veja bem, do "desejo" ou da "vontade", ou da "aspiração" de ser apreciado. Falou na "ânsia" de ser apreciado."

    Diante desse trecho, Wilbor, entendo que, para satisfazer essa ânsia de ser apreciada, necessito de:
    1. ser apreciada, primeiramente, por mim mesma.
    2. ser apreciada por outros. É aqui onde aparece a necessidade de participar de grupos.

    Um forte abraço

    Da amiga

    Sandra Coelho

    ResponderExcluir
  2. Olá Sandra! Estava com saudades de vc!!! Beijos!!!

    ResponderExcluir